Este ano o Dia Internacional da Biodiversidade é dedicado ao Turismo Sustentável

23/05/2018

O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado ontem, (22), existe desde 1992, a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar sobre a necessidade de preservar a biodiversidade mundial.

 

A Cidade da Criança abriga uma ampla variedade de fauna e flora. Animais habitam livremente os 174 hectares do parque, como bugios, macacos-prego, quatis, cutias, capivaras, lontras, cachorros-do-mato, onça parda, tatus, esquilos, araras, tucanos, gaviões, maracanãs, corujas, biguás, garças, patos entre outras aves. Além de répteis e anfíbios como cobras, teiús, sapos e rãs e animais invertebrados.

 

“Contamos também com animais em recinto, no total 104 espécimes vivem no zoológico do Parque Ecológico. São 25 espécies de aves, cinco espécies de mamíferos e cinco espécies de répteis. Graças a existência do parque também é possível a preservação de 104 hectares de Mata Atlântica que abriga diversas espécies da flora como cedros, perobas, ipês, sibipirunas, angicos, goiabeiras, por exemplo,”, revela a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita.

 

De acordo com a bióloga o zoológico desempenha um importante papel na preservação de espécies ameaçadas de extinção e também um refúgio para alguns animais. “Os zoológicos são locais de destinação daqueles que devido algum acidente ou domesticação não conseguem mais viver sozinhos na natureza”.

 

O Dia Internacional da Biodiversidade adotou este ano a campanha “Biodiversidade e Turismo Sustentável”, a Cidade da Criança celebra a data e desempenha um importante papel na promoção da visitação ecológica consciente.

 

“Além de visitas agendadas com acompanhamento de recepcionistas, o parque também disponibiliza visitas guiadas por técnicos, e em ambos os casos é possível a transmissão de conscientização ambiental. E, há espalhado pelo parque, placas informativas para visitação consciente, seja por meio do descarte correto do lixo, a proibição do oferecimento de alimentação aos animais de vida livre e de recintos e a importância da existência de locais como o parque para a preservação da fauna e flora”, completa Isabela.  

 

Faça um Comentário




Voltar Topo