Papagaios do zoológico da Cidade da Criança recebem enriquecimento ambiental

15/08/2020

Com o objetivo de promover maior bem-estar aos animais do zoológico, a equipe do hospital veterinário desenvolve enriquecimentos ambientais para o plantel. Os papagaios que vivem na Cidade da Criança foram desafiados a buscar o alimento escondido em embrulhos de papelão e pendurados em um varal.

 

Bióloga e tratadores atuam em conjunto na aplicação da técnica que consiste na introdução de atividades, objetos, desafios ou no oferecimento inusitado de alimentos que pertencem à dieta da espécie. “Os enriquecimentos ambientais realizados foram: alimentar (por se utilizar de alimentos) e cognitivo (por estimular os animais a buscarem soluções para os problemas encontrados na busca pelo alimento)”, explica a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita.

 

Existem outros tipos de enriquecimento ambiental, são eles: físico, (consiste na introdução de aparatos que deixem os recintos semelhantes ao habitat de cada uma das espécies); sensorial (busca estimular os cinco sentidos dos animais: visual, auditivo, olfativo, tátil e gustativo); e social (a oportunidade de interagir com outras espécies que naturalmente conviveriam na natureza ou com indivíduos de mesma espécie).

 

Supervisionados pela bióloga, responsável pelo bem-estar dos animais do zoológico, os tratadores montaram embrulhos com bandejas de ovos, os alimentos foram inseridos nas fendas e o embrulho foi suspenso nos recintos. Já o varal de corda de sisal estimulou as aves a buscarem o milho e as uvas penduradas. “Após a atividade os recintos foram higienizados e a alimentação diária dos exemplares também foi oferecida”, conta o tratador Nilton de Souza.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo