Zoológico investe em enriquecimento ambiental para melhorar a qualidade de vida dos animais

21/07/2016

A criação de desafios para tirar os animais do zoológico da Cidade da Criança da rotina proporciona melhor qualidade de vida às diferentes espécies que vivem no parque. A equipe do Hospital Veterinário iniciou nesta segunda-feira, 18, o Enriquecimento Ambiental, técnica que objetiva minimizar o estresse.

 

“O desenvolvimento de comportamentos agressivos ou característicos de estresse, como automutilação, hiperssexualidade e movimentos estereotipados, por exemplo, podem comprometer a saúde e até mesmo a longevidade do animal”, explica Isabel Alves de Lima, bióloga responsável pela aplicação da técnica no zoológico.

 

De acordo com a bióloga “o Enriquecimento Ambiental consiste em criar estímulos sensoriais, sociais, cognitivos e estruturais para possibilitar que os animais façam exercícios a fim de instigar hábitos próximos aos naturais”, completa.

 

O objetivo é aplicar a técnica em todos os animais do zoológico. “Já foram realizadas atividades com os papagaios, um casal de as araras vermelhas, o gato mourisco e com os cachorros do mato”, conta Camila de Paula Palmiro, estagiária de biologia do parque.

 

A introdução de carne ou de sementes em brinquedos, como móbiles e bolas, dificulta o acesso. “Os animais estão acostumados a receber o alimento em bandejas, esses estímulos deixam o animal mais ativo, além disso, é uma ferramenta para trabalhar a educação ambiental com o público”, ressalta Vivaldo Lauro Langhi Netto, coordenador do hospital veterinário.

 

O enriquecimento Ambiental é uma técnica realizada por vários zoológicos ao redor do mundo. As atividades serão realizadas a cada 15 ou 30 dias para que o animal não perca o interesse com o passar do tempo. Os brinquedos são oferecidos pela manhã e retirados ao final da tarde.

Faça um Comentário




Voltar Topo