Parque Ecológico Cidade da Criança foi escolhida para compor projeto ambiental

 

Com meta de realizar o plantio de 10.000 mudas de árvores nativas em apenas um dia em torno do Parque Ecológico Cidade da Criança, foi realizada na tarde de ontem, 10 de dezembro, o lançamento do projeto “Prudente é 10”, com iniciativa do médico Ênio Perrone; Secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella; Rotary Uniesp; apoiado pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. A reunião aconteceu no auditório da Fapepe/Uniesp, e contou com a presença de representantes.

 

Na ocasião estiveram presentes os precursores do projeto em Presidente Prudente; autoridades do grupo Rotary, Sesi/Senai, Sabesp, Energisa, Associação Comercial; o supervisor geral da Cidade da Criança, Milens Belonci; e assessores. Em comum acordo, a ideia foi aprovada e já na primeira quinzena de janeiro de 2016 haverá segunda reunião para finalizar detalhes, para que em meados de 20 de fevereiro aconteça a realização do plantio.

 

A apresentação foi iniciada pelo coordenador de Projetos Ambientais da Fapepe/Uniesp, Murilo Mendes de Ângelo, o qual relatou que o objetivo do projeto é visar o plantio de mudas nativas em um único dia. “Hoje alinhamos a ideia com empresas parceiras para que no retorno das aulas de 2016 semeemos com a ajuda de alunos de escolas municipais, Uniesp, e também moradores da comunidade”, disse.

 

De acordo com Dr. Ênio Perrone, a ideia nasceu após comentário realizado por um paciente em seu consultório, que o alertou sobre a importância da presença de árvores em nosso meio ambiente. Após estudar melhor sobre o assunto, encontrou matéria publicada sobre plantio de cinco mil mudas em Sorocaba onde mil alunos realizaram o feito em apenas um dia. “Queremos dobrar essa meta e bater o recorde”, ressaltou.

 

Também para o Secretário Wilson Portella, a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente com a participação da comunidade já foram plantadas cerca de 40 mil árvores no município. Por isso, segundo ele, a participação da população para a preservação da arborização é fundamental. “Devemos ter em mente também a necessidade da conscientização após o plantio, tendo em vista o trabalho cooperativo de manutenção”, apontou.

 

Promotor da causa, o Governador do Rotary Distrito 45-10 gestão 2015/16, Gesner Dias, os nove grupos do Rotary em Prudente sempre estão engajados em temas de preservação do meio ambiente, garantindo, então, melhor futuro para nossas gerações. “Temos a missão de recompor, reflorestar e promover a educação ambiental, por isso é uma satisfação participar”, afirmou Gesner.

 

Assim sendo, o Complexo Turístico Cidade da Criança é composto por 172 hectares, sendo 46 ha do tipo mata atlântica. Conforme o supervisor geral do Parque, Milens Belonci, ações efetivas de ecologia para a ampliação da floresta já existente irá repercutir no bem estar do verde e flora pertencentes. Além disso, o plantio também irá adequar o abafamento dos ruídos dos karts [no Kartódromo] conforme os termos propostos pelo Ministério Público. “Essas duas vias serão um maior benefício em relação à proteção dos animais residentes no Parque”, afirmou o Secretário de Turismo, Carlos Alberto da Silva Corrêa.

Faça um Comentário




Voltar Topo