Observação da Lua Azul encanta visitantes no Observatório Cidade da Criança
Na noite desta quinta-feira, 31 de julho, o Observatório Anwar Dahma, localizado na Cidade da Criança, recebeu cerca de 200 visitantes para observação especial do fenômeno Lua Azul ou Blue Moon. A atração fascinou os presentes que puderam ver com detalhes as belezas do satélite natural e também do planeta Saturno.
Segundo o planetarista Marcos Eugênio, foram usados dois telescópios para a observação: o LX 90 com 2 metros de distância focal e a Refratora Apocromática (luneta) com 1,78 de diâmetro e 7 polegadas; “a vantagem em visualizar a Lua nessas condições é que podemos observar suas raias e sua incrível luminosidade”, detalhou.
Jamila Almeida e o esposo Fernando foram os primeiros a chegar. Pela primeira vez no Observatório, a estudante de Direito achou tudo surpreendente; “é surreal você poder visualizar a Lua com tanta nitidez, sou apaixonada por ela”, disse. Jéssica de Araújo Magalhães Leal, de Alfredo Marcondes, afirmou já ser visitante assídua da Cidade da Criança e apontou uma estrutura espetacular; “é um evento que agrega valores a toda população”, opinou.
Para o apaixonado por astronomia, Thiago Zanollo, aproximar a sociedade desse tipo de estudo é importante na divulgação do método científico, principalmente para as crianças, tanto cultural como em modelos astronômicos. O pequeno Otávio Rei Marques, 11, sempre que pode vem ao Complexo Turístico com a família, mas foi a primeira vez que visualizou o satélite natural e pretende voltar mais vezes; “foi um sonho realizado poder ver a Lua e Saturno”, garantiu.