Nova diretoria da CIPA é eleita no Projeto Cidade da Criança

 

No último dia 17 de julho, foi realizada votação para a escolha da nova Comissão Interna de Prevenção do Trabalho (CIPA) do Projeto Cidade da Criança 2014/2015.  Quem ganhou os cargos de Cipeiros, eleitos pelos trabalhadores do Complexo Turístico, foi a Técnica de Segurança do Trabalho Zenilda Pereira do Amaral e o vigilante Jaime de Oliveira.

 

Pela primeira vez no cargo, Zenilda diz que se candidatou à vaga por considerar sua experiência na área. “Essa função de Cipeira já subvide o que eu faço. Tenho a missão de fiscalizar as condições ambientais e orientar aos funcionários sobre a prevenção de acidentes”, afirma. Como suplentes estão Ademir Pereira Monteiro Junior e Claudinei Correia dos Santos Esteves .

 

Durante um ano, ambos terão de preservar a integridade de doenças ocupacionais e acidentes dos funcionários do Gepron. A prevenção a qual inclui utilização de EPI, por exemplo, é feita através da divulgação por meio de palestras e treinamentos organizados com antecedência. “Uma vez ao ano também ocorre a Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que é uma reunião onde conversamos sobre drogas, higiene, entre outros assuntos relevantes”, diz a Técnica de Segurança do Trabalho.

 

Dentre as orientações, os responsáveis pela CIPA também tem a missão de deixar o funcionário ciente sobre as normas da empresa e funções de todos os cargos. “Descrevemos as normas em documentos que são devidamente assinados por mim, o empregador e o empregado”.  Sempre que há algum acidente dentro da empresa, é comunicado o fato ao empregador, investiga-se o ocorrido e imediatamente a vítima é levada ao ambulatório. “Temos a responsabilidade de atender o funcionário ferido, porém, muitos ainda não têm essa consciência de nos avisar”.

 

Sobre a CIPA:

Obrigatória para empresas acima de 25 trabalhadores, com 36 normas, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Trabalho) foi criada por recomendação do OIT (Organização Internacional do Trabalho). Seu principal objetivo é trabalhar na prevenção de acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho, preservar a vida e promover a saúde dos trabalhadores. Foi originada na Inglaterra logo após a Revolução Industrial ocorrida no século VXlll, através de reivindicações de operários. No Brasil, atualmente considerado o terceiro país onde mais se perdem trabalhadores em acidentes trabalhistas, a CIPA segue as 36 normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) desde1944, onde foi constituída no primeiro mandato do Presidente Getúlio Vargas, a qual auxilia SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

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