Em dias de chuva é necessário atenção às medidas de segurança
27/01/2017
A chuva pode atrapalhar o passeio dos visitantes pela Cidade da Criança, e o mais importante, aumentam os riscos de acidentes, tanto no Parque Aquático, quanto no Parque Ecológico, é preciso redobrar os cuidados para evitar problemas e seguir as orientações de segurança.
No Parque Aquático a permanência dentro das piscinas não é recomendada. “A chuva, mesmo fina, pode vir acompanhada por raios, por isso, é preciso sair da água e procurar um local coberto”, explica o salva-vidas da Cidade da Criança, Ricardo Campeão.
Assim que os funcionários do Parque Aquático percebem a formação de chuva inicia-se a informação via alto-falante e diretamente ao usuário pelos monitores e salva-vidas. “Há a preocupação com os guarda-sóis, todos devem ser fechados já que podem machucar alguém se arrastados pela força do vento”, acrescenta Campeão.
Os brinquedos como, balde, rampa, toboágua e onda são desligados. “Manter o maquinário funcionando aumenta o risco de curto-circuito, choque elétrico, raios ou queima dos motores”, revela o mestre em manutenção elétrica do parque Roberto da Silva Romeiro Júnior.
Durante a chuva os visitantes podem se abrigar na praça de alimentação, nos vestiários ou na sala da administração. O retorno as piscina só é autorizado quando a chuva diminui, minimizando os riscos de raios.
Quando o dia amanhece nublado o Parque Aquático abre normalmente, porém a orientação passada pelos caixas e recepcionistas é ficar atento ao clima para evitar surpresas. Antes de planejar uma visita ao local o recomendado é consultar a previsão do tempo para Presidente Prudente.
Chuva no Parque Ecológico
A chuva também pode atrapalhar o passeio pelo Parque Ecológico, a queda de galhos de árvores pode ocasionar danos a carros e até mesmo ferir gravemente uma pessoa. Evite ficar embaixo de uma árvore, além de ter mais chance de ser atingida por um raio ela pode cair por causa do vento.
Em dias de céu nublado e com muito vento opte por deixar o carro estacionado em áreas cobertas ou longe de árvores grandes. “O piso calçado ou de terra merece atenção, por causa da chuva, se torna escorregadio, o cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos”, enfatiza o técnico em segurança do trabalho Vinícius Oliveira.
De acordo com o técnico em segurança do trabalho “esses cuidados devem ser tomados em qualquer local, seja ou não na Cidade da Criança”. Caso ocorra algum imprevisto há uma equipe de enfermagem no ambulatório do Parque Aquático disponível para atendimentos emergenciais.
Na estrada
A Cidade da Criança está localizada na Rodovia Raposo Tavares, se possível, por segurança recomenda-se permanecer no local em caso de chuva intensa, porém se optar por pegar a estrada é importante seguir as normas de segurança.
“Velocidade reduzida e luz baixa, independente do horário, ajudam a diminuir as chances de acidentes, em caso de chuva torrencial o condutor deve parar no acostamento ou em um local seguro e esperar o tempo estabilizar. Se o trecho não possuir acostamento, siga a viagem em velocidade baixa”, completa Oliveira.