Dois novos aeradores são instalados no lago para aumentar teor de oxigênio da água
24/08/2017
Os lagos da Cidade da Criança atraem centenas de apaixonados por pescaria, a fim de garantir a qualidade da água para a sobrevivência dos peixes, foram adicionados dois novos aeradores. O equipamento ajuda a inserir oxigênio nas camadas inferiores do corpo hídrico ao agitar e circular a água.
“O aerador além de incorporar oxigênio na água, também tem como função proporcionar a quebra de barreira de temperatura entre o fundo e a superfície do ambiente, deixando a água mais homogênea”, explica o coordenador de políticas ambientais da Cidade da Criança, Bruno Minini Lage Fernandes.
O lago já possuía um equipamento para aerar a água, porém levando em consideração a extensão do lago, dois novos foram instalados, juntos os três oxigenam uma área total de 11.400 m2 de lamina d’água.
“Os aeradores irão melhorar consideravelmente a qualidade da água, assim como aumentar o peso, o tamanho e a qualidade de vida dos peixes das represas”, salienta.
De acordo com o coordenador de políticas ambientais nos períodos de temperaturas mais baixas foi observado o crescimento de algas que desencadeiam um aspecto esverdeado na água das represas.
“Esse processo, chamado de eutrofização, quando ocorre em represas de pesca, se deve a grande quantidade de ração dada aos peixes, assim como a grande carga de nutrientes como nitrogênio e fósforo, as algas proliferam e evitam a penetração da luz solar, o que diminui o oxigênio dissolvido nas camadas mais inferiores do lago, podendo em casos extremos levar a morte de peixes”, comenta Fernandes.
Os equipamentos funcionam das 8h às 18h, o sistema é programado para ligar e desligar, sem a necessidade da intervenção de pessoas. A segunda represa também receberá dois aeradores, previsto para serem instalados até o final da primeira semana de setembro.
Pescaria gratuita
As segundas e quintas-feiras a prática de pesca esportiva é restrita aos aposentados associados, não é permitido entrar no lago para nadar. Aos domingos a pescaria é aberta ao público das 8h às 12h, gratuito, é permitido pescar até 2 quilos de tilápia.