Diretoria reúne-se com CETESB para tratar do licenciamento do parque
A Cidade da Criança, representada pelo Diretor Milens Belonci e a Bióloga Daniela Herrera, esteve reunida na última quinta-feira, dia 20, em São Paulo com os técnicos da CETESB para buscar solução na resolução das questões legais e esclarecer dúvidas sobre o licenciamento ambiental do complexo ecológico, em especifico sobre a licença de Manejo do zoológico. A ação da regularização foi um pedido do Prefeito Tupã e tem apoio do Nelson Bugalho, atual vice-presidente da CETESB e representante da Secretaria do Meio Ambiente no FID (Comitê Gestor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos).
O objetivo da Diretoria é conseguir o licenciamento para o registro definitivo do parque ecológico e do zoológico. Segundo a Bióloga Daniela Hernandes, essa conquista é muito importante, “através desse documento poderemos receber novos animais, dispormos de outros em excesso no zoológico, realizarmos reformas e construção de novos recintos para oferecer ainda mais conforto aos nossos bichos”, explica.
Ainda, de acordo com o Supervisor, o zoológico da Cidade da Criança não visa apenas mostrar os animais como vitrines ou exposição, “queremos proporcionar cada vez mais um habitat adequado a nossa fauna, conscientizar o público que nos visita sobre o respeito pela vida de cada ser, da importância de cuidar do ambiente e das particularidades de cada um deles. A maioria dos animais que hoje se encontram em zoológicos e em muitos CETAS e CREAS do Brasil são vitimas de tráficos, maus tratos e abandono”, relata Belonci.
No encontro foi decidido que os técnicos da CETESB realizarão uma vistoria, para depois se pronunciarem oficialmente. Adiantaram ainda que o licenciamento pode ser feito separado, ou seja, primeiro no setor do zoológico depois os demais. “Estamos bastante otimistas com o resultado da reunião”, disse Hernandes.
Para Nelson Bugalho, a Cidade da Criança já é um parque bem estruturado e bem cuidado, “a regulamentação vai trazer mais valor e ajudar em algumas questões administrativas do zoológico.”. Hoje o parque é uma grande atração turística e com um grande Projeto de Educação Ambiental.