Corpo de Bombeiros realiza treinamento para competição internacional

31/05/2016

A equipe que representa o 14° Grupamento de Bombeiros (GB) de Presidente Prudente utilizará por cerca de um mês, duas vezes por semana, as escadarias do toboágua do Parque Aquático da Cidade da Criança como local de treino e seletiva dos bombeiros que irão participar do “Desafio do Bombeiro” em São Paulo.

 

 

A competição será realizada no dia 3 de julho para celebrar o Dia do Bombeiro. O evento ocorrerá no Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga na capital paulista. Grupamentos de todo o Estado de São Paulo participam do desafio, também são convidados bombeiros de outros estados do Brasil e de corporações de países como Argentina e Colômbia, por exemplo.

 

 

No total são mais de 30 equipes disputando o melhor tempo em provas que simulam situações recorrentes na rotina do profissional. O tenente Franco revela que cada equipe é formada por quatro homens que se revezam nas tarefas. “O primeiro sobe seis lances de escada e iça uma mangueira de 20 kg até o topo, o segundo desce as escadas para arrastar um peso de 70 kg com um malho”, explica.

 

 

Ainda segundo o tenente “na sequência o terceiro bombeiro realiza um percurso de corrida por seis cones e simula o combate a um incêndio com a mangueira. Por último o quarto membro da equipe carrega um boneco de 80 kg por 30 metros”, conclui.

 

 

A prova também é realizada por mulheres. A equipe feminina é representada por duas bombeiras. A tenente Maria Rosa compete pela segunda vez este ano. “Fui campeã ano passado por equipe e também individual. Não existe diferença na prova, o que muda é que as mulheres escolhem qual trecho do trajeto querem cumprir”, conta.

 

 

Durante a prova o bombeiro deve estar com Equipamento de proteção individual (EPI), Equipamento de proteção respiratória (EPR) e com um bastão que é passado durante o revezamento de um membro da equipe para o outro.

 

 

O GB de Prudente foi campeão estadual, e ficou em segundo lugar no ranking geral no ano passado. “Treinamos juntos duas vezes por semana, toda terça e quinta. Graças ao apoio da Cidade da Criança nossa equipe pode treinar em condições semelhantes a prova, garantindo o entrosamento essencial para fazer o menor tempo”, afirma Franco.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo