Conheça mais sobre a gralha-picaça do Aviário da Cidade da Criança
09/05/2018
A gralha-picaça (Cyanocorax chrysops), apesar de medir apenas 34 centímetros, sendo 17 cm apenas de cauda, chama a atenção pela exuberância das cores. O corpo predominantemente azul marinho escuro e o peito amarelo claro em contraste com o pescoço negro e a parte traseira da cabeça com penas azul-claro fazem dessa pequena ave uma belíssima espécie da América Sul.
O aviário “Morada dos Pássaros” abriga um exemplar que também é conhecido como acaé, cancã, gralha, gralha-do-mato, uraca e gralha-de-crista-negra. Esta última nomenclatura é uma referência às penas negras, no alto da cabeça, que se assemelham a uma pelúcia.
A gralha-picaça possui amplo repertório vocal, caça insetos e alimenta-se também de frutos, pinhões e ovos de outras aves. Na época da reprodução separa-se com o parceiro do bando, de cerca de 20 indivíduos, e põe de seis a sete ovos de cor azul-celeste com detalhes brancos.
Para observar a gralha-picaça basta evitar fazer barulho ou movimentos brutos, no aviário do Parque Ecológico Cidade da Criança ela está exposta no recinto ao lado do bugio-preto. Com paciência e silêncio é possível ouvir seu canto e visualizar seu voo curto intercalado com pequenos saltos.
O Parque Ecológico Cidade da Criança é aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 17h. Além de zoológico o local disponibiliza de ampla área verde, parque de pneus e praça de alimentação.