Colaboradores da Cidade da Criança recebem palestra sobre segurança no trabalho

12/06/2016

A palestra sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) reuniu cerca de 50 funcionários da Cidade da Criança, foi realizada ontem, 10, no auditório do Observatório “Anwar Dahma”.

 

 

Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho Vinícius de Oliveira, “a utilização do EPI é imprescindível, uma vez que esses equipamentos só serão indicados quando outros meios de proteção coletiva não forem suficientes, por isso é importante treinar e capacitar os colaboradores quanto à utilização correta e, por consequente, cumprir os dispositivos legais pertinentes a Segurança e Saúde do Trabalho”, frisa Oliveira.

 

O ruído emitido por um trator, por exemplo, ultrapassa 85db, valor considerado nocivo para a audição. “Usar o abafador de ruídos já se tornou um hábito pra mim, não consigo trabalhar sem utilizá-lo, esta é a única forma de minimizar danos e proteger minha saúde”, conta Flávio Santana, tratorista.

 

Estavam presentes na palestra funcionários do Parque Aquático, do Hospital Veterinário, da manutenção e do setor administrativo. “A conscientização é fundamental e independe do cargo que desempenha, o importante é trabalhar em segurança e principalmente voltar bem para casa”, enfatiza Milens Belonci, gerente operacional da Cidade da Criança.

 

 

Todos os funcionários são orientados a exigir a disponibilização de EPI’s e eles mesmos devem realizar a retirada dos equipamentos no almoxarifado da Cidade da Criança. “É preenchida uma ficha com um certificado de aprovação do EPI que é regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O funcionário assina se responsabilizando pelo manuseio, guarda e conservação correto do equipamento”, explica Guilherme Dognani, almoxarife.

 

“Nosso objetivo é dar condições para que os colaboradores desenvolvam suas atividades com primor, e dentro disso a Segurança e saúde no trabalho é fundamental”, salienta Marco De La Casa, gerente financeiro administrativo.

 

Por força de lei empregador é obrigado a oferecer gratuitamente os equipamentos de segurança, mas cabe ao funcionário zelar pela própria segurança. Lembrando que os EPI’s não evitam os acidentes, eles amenizam a lesão. “Se não houver margem para erros os acidentes não acontecem”, finaliza Oliveira.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo