Cidade da Criança inicia série de vídeos sobre o papel e a importância dos zoológicos

15/12/2021

As redes sociais da Cidade da Criança iniciam nesta quarta-feira, 15, uma série de vídeos sobre o papel dos zoológicos e o trabalho desenvolvido pela equipe técnica e tratadores na manutenção da fauna dependente de cuidados humanos.

 

O primeiro episódio aborda os cuidados dedicados aos filhotes órfãos que são encaminhados ao hospital veterinário do local, e necessitam de atenção intensiva. “A frequência de animais que perderam a mãe pelos mais diversos motivos alerta para a interferência humana no habitat natural das espécies, como casos de filhotes que perderam os pais em queimadas, atropelamentos ou retirados do ninho por traficantes de animais silvestres” destaca a veterinária Erica Silva Pellosi.

 

Um exemplo é a filhote de onça-parda encontrada na zona rural de Junqueirópolis com uma fratura na pata. O animal passou por atendimento veterinário e hoje está em observação na Cidade da Criança. “Ele estava sozinha, próxima a uma usina canavieira, o animal é amamentado na mamadeira e segue em tratamento”, conta a veterinária.

 

Além da filhote de onça-parda, o berçário do hospital veterinário cuida atualmente de órfãos de outras espécies como, por exemplo: tamanduá-mirim, corujinha do mato, jabuti piranga, arara-canindé, corn snake e beija-flor. Entre a primavera e o início do verão, o trabalho neste setor é intensificado, e sempre que possível os animais são reintroduzidos à natureza, mas não é o caso de todos.

 

“A soltura não é sempre possível, pois alguns animais por serem criados intensivamente por seres humanos não podem retornar a natureza, pois não sobreviveriam, por não possuírem instintos de sobrevivência como buscar por comida, ou se proteger de predadores”, explica Érica.

 

Todos os animais filhotes mantidos no zoológico foram encaminhados por órgãos competentes como a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. O Capitão Julio Cesar Cacciari, da Polícia Militar Ambiental de Presidente Prudente revela que o trabalho dos zoológicos é fundamental na preservação da fauna regional.

 

“A manutenção de jardins zoológicos é uma importante ferramenta para a preservação da fauna. Animais silvestres exigem tratamento especializado e em alguns casos será necessário eterno cativeiro, e nesse caso entra o papel da educação ambiental, que aproxima pessoas de animais e conscientiza sobre o papel de todos nós de cuidar e preservar”, diz o capitão Cacciari.

 

Os vídeos da série “Olha só como é que faz” irão abordar o trabalho desenvolvido pelos zoológicos na preservação da qualidade de vida para animais dependentes de cuidados humanos. Todos os episódios serão disponibilizados no instagram e facebook: @cidadedacriancapp e Youtube Cidade da Criança Prudente.

Faça um Comentário




Voltar Topo