Chegada do frio altera rotina de tratamento dos animais do zoológico

02/07/2021

A queda nas temperaturas influencia na rotina do zoológico da Cidade da Criança, com a chegada do frio a equipe do hospital veterinário inicia as adaptações nos recintos onde são mantidos os animais e a dieta inclui alimentos mais calóricos.

 

Alguns exemplos de intervenções nos recintos são: o oferecimento de mantas e feno para os animais se aquecerem, a cobertura das laterais dos recintos com tapumes para barrar o vento, e a vedação de casinhas e tocas com papelão ou outro material para manter os abrigos mais quentes.

 

No caso dos jabutis e das cobras-do-milho, lâmpadas de aquecimento ficam acesas nos recintos, mas em alguns casos os animais são transferidos para o hospital veterinário, pois o ambiente é totalmente fechado.

 

Outra medida adotada durante a estação mais fria do ano é a alteração na alimentação. A zootecnista Glenda Rosa Siqueira Santos explica que alimentos mais calóricos, como coco, pinhão e amendoim ajudam a garantir a saúde dos animais nessa época de baixas temperaturas.

 

“No frio, para manter o corpo aquecido, o gasto calórico é maior, então alimentos mais calóricos são oferecidos aos animais, para que não precisem disponibilizar de suas reservas e para ajudar na regulação da temperatura corporal”, conclui a zootecnista.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo