Colaboradores participam de palestra em alusão as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

20/10/2021

Os colaboradores da Cidade da Criança participaram na tarde desta terça-feira, 19, de uma palestra que abordou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também buscou combater o preconceito dos homens em relação ao exame preventivo do câncer de próstata.

 

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul têm por objetivo conscientizar a população em relação aos tipos mais comuns de câncer e também abre debate para abordar outras doenças, a importância de adotar uma rotina de autocuidado, buscar a orientação profissional assim que os primeiros sintomas forem identificados, e a realização de exames periódicos é fundamental para detectar cedo qualquer alteração.

Cidade da Criança retoma passeios escolares guiados no Dia dos Professores

15/10/2021

As escolas que desejarem fazer um passeio guiado pelo zoológico já podem agendar uma visita. Após mais de um ano de suspensão do recebimento de turmas escolares, por conta da pandemia de Covid-19, a Cidade da Criança retomou as atividades neste Dia dos Professores, 15 de outubro.

 

Para garantir um passeio seguro, os protocolos sanitários incluem a aferição da temperatura corporal na entrada o uso obrigatório de máscara, a disponibilidade de álcool gel e a manutenção do distanciamento social.

 

Nesta retomada da excursão, o Colégio Prudente foi acompanhado pela bióloga da Cidade da Criança, Isabela Alves de Lima Sakita. O passeio inclui explicações sobre a rotina de cuidados aos animais, e também informações sobre as espécies.

 

O professor Jean Rodrigo Espiniano explicou como a atividade fora do colégio contempla de maneira mais lúdica o que é vivenciado em sala de aula por meio de apostilas. “Com a ajuda da bióloga foi possível aprofundar os conceitos na prática, as crianças gostaram muito”, disse.

 

“Por conta da pandemia, nós temos alunos em modo presencial e remoto, mas hoje, todos puderam aproveitar a visita ao zoológico, mantendo os protocolos sanitários”, completou o professor.

 

A educação ambiental é um dos pilares do trabalho do zoológico, que busca conscientizar crianças, jovens e adultos por meio da proximidade com os animais, alertando para o papel do ser humano na preservação e respeito a natureza.

 

A professora Janaíne Cristina Milani Dias conta que as crianças estavam ansiosas pela visita ao zoológico, essa foi a segunda atividade externa que a turma realizou durante a pandemia, portanto a expectativa era grande. “A mãe de uma aluna contou que a filha pediu em oração para que não chovesse, isso demonstra o quanto todos esperavam por esse dia”, revela.

 

Para agendar uma visita guiada ao zoológico é necessário enviar um e-mail para agendamento@cidadedacriancaprudente.com.br. Informar o nome da escola, número de alunos e acompanhantes, consultar a disponibilidade de dias e horários, e aguardar a confirmação.

 

O zoológico é gratuito e abriga cerca de 200 animais, divididos em mais 30 espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Ao término do passeio guiado é possível fazer lanches no local.

Cidade da Criança recebeu visitantes no Dia das Crianças com protocolos sanitários

13/10/2021

O Parque Ecológico Cidade da Criança recebeu mais de 3 mil e 600 pessoas no Dia das Crianças, que aproveitaram o parquinho infantil, zoológico, extensa área verde gratuitamente e praça de alimentação aberta para refeições.

 

Para garantir uma visitação segura foi estabelecido um protocolo sanitário de higiene contra a disseminação da Covid-19, como: aferição de temperatura na entrada, controle de acesso dentro do limite máximo de 30% da capacidade total do Parque Ecológico, distanciamento social entre os acentos dos brinquedos, higienização frequente das superfícies de contato, uso de máscara e disponibilidade de álcool gel.  

 

Visitantes de Presidente Prudente e região escolheram a Cidade da Criança como destino para curtir o feriado do Dia 12 de outubro. Por conta da resolução n° SS Nº 151, de 06 de outubro de 2021 não foi possível realizar o evento programado, que incluía brinquedos infláveis, personagens infantis, show de música e de ilusionismo, além do trenzinho e sorteio de brindes.

 

A Secretaria de Turismo de Presidente Prudente optou pelo adiamento do evento, pois os protocolos exigidos pelo Governo do Estado impossibilitariam que muitas pessoas usufruíssem das atividades, como a apresentação do exame PCR de crianças menores de 12 anos, portanto assim que possível uma nova data será divulgada.  

 

 

EVENTO DO DIA DAS CRIANÇAS ADIADO

Devido a Resolução SS nº151 de 06 de Outubro de 2021(específico para eventos) do Governo do Estado de São Paulo, o evento “Um dia de Alegria” que aconteceria dia 12 de Outubro de 2021 foi adiado.

 

O Zoológico estará aberto à visitação, assim como a Praça de alimentação do Parque Ecológico no dia 12, seguindo os protocolos sanitários como: o uso de máscara obrigatório, distanciamento social e aferição de temperatura na entrada, além de totens de álcool gel distribuídos pelo Parque. (sem atividades especiais).

 

De acordo com a resolução SS Nº 151, de 06 de outubro de 2021 do Governo do Estado de São Paulo, fica estabelecido que EVENTOS no estado de São Paulo devem cumprir, entre outras medidas, as listadas abaixo:

 

APRESENTAR CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO COMPLETA, OU COMPROVANTE DIGITAL OFICIAL;

SE SÓ TOMOU A 1° DOSE (EXCEÇÃO CASOS DE DOSE ÚNICA), É OBRIGATÓRIO EXAME PCR  FEITO 48 HORAS ANTES DO EVENTO OU TESTE ANTÍGENO FEITO 24 HORAS ANTES);

MENORES DE 12 ANOS DEVEM APRESENTAR EXAME PCR NEGATIVO (48 HORAS ANTES DO VENTO OU ANTÍGENO FEITO 44 HORAS ANTES);

CAPACIDADE MÁXIMA DE 30% DA OCUPAÇÃO TOTAL ATÉ O DIA 15 DE OUTUBRO.

EVENTO “UM DIA DE ALEGRIA” ADIADO

Por obrigação do Decreto Estadual (Resolução SS – Nº151), o Evento “Um dia de Alegria” que aconteceria no dia 12 de outubro na Cidade da Criança foi adiado.
 
Por enquanto ainda não temos data prevista.
 
Agradecemos a compreensão de todos

Equipe de manutenção realiza pintura do parquinho de pneus

07/10/2021
 
A equipe de manutenção da Cidade da Criança realizou a pintura dos brinquedos do parquinho de pneus do Parque Ecológico. O espaço ganhou novas cores, deixando o local ainda mais atrativo para as crianças.
 
A pintura incluiu os brinquedos feitos de pneus, cordas e madeira, como por exemplo: a parede de escalada, comando crawl (passeio do macaco), trepa-trepa de pneus, escalada horizontal e escalada de corda, entre outros, além do palco e das laterais dos bancos. O parquinho elétrico permanece indisponível para o público neste final de semana.

Jornal o Imparcial faz matéria sobre tartarugas-mordedoras mantidas no hospital veterinário do zoológico

06/10/2021

Os dois exemplares de Chelydra serpentina, encaminhados ao zoológico da Cidade da Criança pela Polícia Ambiental seguem na área restrita aos funcionários do hospital veterinário, recebendo todos os cuidados especializados.

 

O repórter Weverson Nascimento do Jornal O Imparcial entrevistou a veterinária, Érica Pellosi, para uma matéria sobre as tartarugas-mordedoras, para contar a história desses animais que possivelmente foram vítimas do tráfico de silvestres.

 

O primeiro animal (nas fotos aparece dentro da água) chegou ao zoológico em 28 de agosto após ser encontrado por um homem em um acostamento próximo a represa da Cica, e entregue a Polícia Ambiental.

 

Já o segundo exemplar (que aparece nas fotos na grama) foi entregue voluntariamente à Polícia Ambiental, em 22 de setembro, e o responsável alegou que ganhou o animal. A entrega voluntária de animais silvestre não implica responsabilização, como previsto em lei, já a apreensão cabe multa.

 

As tartarugas-mordedoras seguem em observação, e serão colocadas na área de visitação pública assim que o recinto no zoológico for finalizado atendendo a todas as necessidades da espécie.

 

Visitantes devem usar a própria garrafa de água e nunca beber direto do bebedouro

03/10/2021

A Cidade da Criança reativou os bebedouros do Parque Ecológico, porém orienta os visitantes a apenas para encher as garrafas pessoais, e nunca beber direto das torneiras.

 

O comportamento dos frequentadores será avaliado, e se as normas de segurança contra a transmissão do vírus forem cumpridas, as torneiras serão mantidas. Outras medidas sanitárias, como o uso de máscara, disponibilidade de álcool gel e a manutenção do distanciamento social seguem valendo. Os bebedouros estavam desativados por conta da pandemia de Covid-19.

 

Atualmente, a Cidade da Criança atende de maneira parcial no Parque Ecológico, onde apenas o zoológico e a praça de alimentação ficam disponíveis ao público de sexta a domingo, das 10h às 16h, com limite de entrada até às 15h. Demais atrações permanecem fechadas.

INFORMATIVO: Equipes de manutenção atuam em reparos após vendaval

02/10/2021

A Cidade da Criança informa que o vendaval seguido de tempestade que atingiu a região de Presidente Prudente ontem, 1° de outubro, causou quedas de galhos, árvores e placas, sem causar vítimas ou comprometer o acesso às ruas do parque.

 

As equipes de manutenção e zeladoria estão trabalhando na limpeza de folhas, retirada de galhos e reparos em geral. Neste momento, a prioridade é reorganizar o local sem prejudicar a rotina de cuidados aos animais do zoológico, até o momento a visitação deste final de semana seguirá normalmente.

 

Os casos de danos mais severos foram registrados na cobertura em lona do guarda-volumes do Parque Aquático, que foi arrancada pela força do vento; partes do telhado de um dos quiosques do Parque Ecológico e o teto de uma lixeira também foram danificados.  Uma árvore caiu em uma cerca de proteção, impossibilitando o acesso do público ao recinto dos jabutis, mas os animais não foram feridos ou prejudicados.

Serralheiro da Cidade da Criança usa ferro-velho para criar troféus

01/10/2021

O serralheiro da Cidade da Criança, Paulo Henrique da Silva é o responsável por criar e fazer os troféus que foram entregues aos três primeiros colocados no último campeonato de Pesca realizado no Parque Ecológico.

 

Cada uma das obras foi feita a partir de peças de ferro-velho, que nas mãos do profissional ganharam novas formas. “O primeiro lugar representava uma réplica de tilápia, que eu montei com canos, tubos e restos de arame de cerca, o segundo era um anzol feito de ferro e o terceiro uma maquete com um peixe e um pescador”, conta Paulo.

 

Esta não foi a primeira vez que o serralheiro da Cidade da Criança utilizou material que seria descartado para criar troféus, Paulo Henrique também fez os prêmios da última Copa Kart “14 de setembro”, e já está trabalhando nos próximos projetos, relacionados aos eventos oferecidos no parque.




Voltar Topo