Bastidores do Zoo: Gato-mourisco Logan recebe enriquecimento ambiental

11/07/2020

O gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), conhecido pela equipe do hospital veterinário da Cidade da Criança como Logan, recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, um enriquecimento ambiental, a ação faz parte da série Bastidores do Zoo.

 

Mas, você sabe o que é enriquecimento ambiental? A bióloga Isabela Alves d eLima Sakita explica que são atividades realizadas com os animais, cujo objetivo visa “proporcionar um bem estar positivo ao animal, já que ele sai de sua zona de conforto e utiliza formas cognitivas para desenvolver as atividades oferecidas”.

 

Existem diversos tipos de enriquecimentos ambientais, no caso do Logan, a tratadora Clariza Chaia Arouca, sob a supervisão da bióloga, colocou pedaços de carne dentro de caixa de papelão, que foi fechada, deixando apenas três pequenas aberturas.

 

“O tipo de enriquecimento ambiental realizado é o alimentar, já que envolve alimentos, sensorial, onde o gato-mourisco precisará utilizar o olfato para localizar o enriquecimento e cognitivo, pois ele terá que elaborar uma forma de tirar o alimento de dentro da caixa oferecida”, conta a bióloga.

 

Para conferir como foi montado o enriquecimento e se o Logan gostou do presente, acesse as redes sociais e o site da Cidade da Criança. Semanalmente a rotina de tratamento de uma espécie do zoológico é apresentada na série de vídeos Bastidores do Zoo. 

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo