Especial Zoo: Zafir, lhama macho da Cidade da Criança, comemora três anos de idade
19/04/2017
O Parque Ecológico Cidade da Criança celebrou ontem, (18) o aniversário de 3 anos do lhama macho “Zafir”, o animal chegou ao zoológico em novembro de 2015 e conquistou a todos por ser dócil e carismático.
Originário da América do Sul pode ser encontrado no Chile, Bolívia, Peru, Argentina, Equador. “A lhama é um animal herbívoro, então ele pasta capim, come ração e feno tifton e alfafa”, explica a bióloga Isabela Alves de Lima.
Uma das características mais famosas das lhamas é o fato de cuspir, artifício utilizado por diversos motivos, “o principal deles é um modo de intimidar, pessoas que os incomodam, afastar ameaças, mostrar dominância, ou ainda para educar filhotes ou indicar fêmeas no cio. O ‘cuspe’ pode ser gerado na boca ou no estômago e quando vem deste último é mais viscoso e tem um cheiro ruim”, cita Lima.
De acordo com a bióloga ‘Zafir’ é um lhama muito calmo, atrapalhado e curioso, o animal possui uma excelente relação com o tratador Guilherme Alexandre de Andrade, responsável por alimentá-lo. “Toda vez que o Guilherme se aproxima cantando ele corre para fora da sua casa para vê-lo”, conta.
Festa
Para comemorar o aniversário de 3 anos do lhama macho ‘Zafir’ a equipe do hospital veterinário presenteou o animal com uma ‘bolo’ de feno tifton e capim. O presente também funciona como uma forma de enriquecimento ambiental, ou seja, uma atividade que altera a rotina do animal no recinto.
“O Zafir está acostumado a receber alimento no coxo, o enriquecimento alimentar consiste em ofertar ao animal a alimentação de uma maneira diferente ou com algum alimento que não pertença a dieta habitual, no caso, optamos por oferecer grama e feno em formato de bolo”, destaca a bióloga.