Pata selvagem faz ninho embaixo da rampa do toboágua no Parque Aquático

11/02/2017

Os patos selvagens que vivem às margens dos lagos do Parque Ecológico Cidade da Criança transitam livremente por todo o complexo turístico. Uma pata isolou-se do grupo para pôr e chocar seus ovos em um local inusitado: o toboágua do Parque Aquático.

 

Essas aves vive em bandos de 10 a 15 indivíduos é uma ave silvestre e evita contato com seres humanos. “A escolha do local para fazer o ninho é muito diferente do habitual, os patos selvagens preferem locais tranquilos”, conta a bióloga Isabela Alves de Lima.

 

O período de incubação dura em torno de 30 dias, a fêmea põe em média 12 ovos por ninhada. “Não removemos a ave ou os ovos do lugar para evitar o estresse do animal, após o nascimento dos filhotes realizamos o manejo para um local apropriado”, explica a veterinária Lilian González Bonifácio.

 

“Alguns ovos não chocaram, após uma análise superficial das condições da casca é possível concluir que mais nenhum filhote nascerá, portanto serão descartados de maneira adequada”, completa Bonifácio.

 

Alimentam-se de raízes, sementes, plantas aquáticas e pequenos invertebrados. “Quatro ovos chocaram, provavelmente nesta terça-feira (07), os patinhos estão aparentemente saudáveis e irão ficar com a mãe em seu habitat natural, o lago do Parque Ecológico”, finaliza a bióloga.

 

Ninho no toboágua

O ninho foi feito embaixo da rampa verde do toboágua, a presença da ave e dos ovos não influenciou o funcionamento da atração. “Ela não demonstrou nenhum tipo de agressividade, mesmo com a movimentação dos visitantes. Todos os dias eu verificava se os ovos já haviam chocado, na manhã de quarta-feira cheguei e vi os quatro filhotes caminhando próximo a escada de acesso do toboágua”, revela o agente de manutenção Raul Leme, responsável por monitorar o brinquedo.

Faça um Comentário




Voltar Topo