Guayporé participa de gincana virtual que reúne escoteiros de todo o mundo

19/10/2019

O Escoteiro Guayporé participa durante 48 horas do JOTI (Scout Joti Challenge), gincana virtual que integra escotistas mundialmente por meio de tarefas e desafios relacionados ao meio-ambiente, educação, lazer, esporte e cultura. As atividades começaram a meia-noite de sábado, (19), e seguem até domingo, (20), na sede do grupo na Cidade da Criança.

 

O chefe Joellington de Oliveira (Joca) é o responsável pela distribuição das tarefas propostas pelo sistema do JOTI. A plataforma on-line envia as atividades que os escoteiros devem desenvolver durante uma hora, depois de concluído o desafio tudo é fotografado ou filmado e enviado de volta para validação.

 

 No total 80 pessoas estão envolvidas no JOTI deste ano. “Não é uma competição entre grupos de escoteiros, e sim um intercâmbio de experiências. Em 2017 e 2018 recebemos o grau máximo na classificação final, este ano gostaríamos de repetir o feito, mas o objetivo principal é firmar laços, criar novas amizades”, explica Joca.  

 

Cada item desenvolvido pelos escoteiros passa pela avaliação do sistema do JOTI, os grupos podem receber ao final do desafio o grau: bronze, prata, ouro ou diamante. Este ano 506 países participam do desafio, a chefe Claudia Bueno, mobilizadora do 30° Distrito Escoteiro, ou seja, responsável pelos grupos da região de Presidente Prudente, explica que o intercâmbio cultural é uma das características mais interessantes do JOTI.

 

“Em uma das tarefas nos comunicamos com um grupo escoteiro de Aracaju (SE), juntos, os jovens fizeram uma paródia musical, enquanto que em outra tarefa, escoteiros da Paraíba precisaram de nossa ajuda para concluir a atividade”, conta Claudinha.

 

Explorando o conceito ‘pensar global, agir local’ o  Scout Joti Challenge reúne em ambiente virtual os escoteiros por meio da produção audiovisual. “O desafio estimula a criatividade de lobinhos, escoteiros, tropas sênior e pioneiro a fim de integrar o grupo”, completa Joca.

 

Próximas ações

Nos dias 26 e 27 de outubro os lobinhos do escoteiro Guayporé representarão o grupo no Rally de Lobinhos em Adamantina. A chefe Acássia Pitanga, responsável pelas tropas Alcatéia K2 e Flor Vermelha revela que 49 escoteiros, entre lobos e chefes participarão da atividade.

 

“Os lobinhos sairão da Casa do Escoteiro na Cidade da Criança às 6h da manhã de sábado e retornarão às 17h de domingo após muitas atividades e representando o nome do Guayporé”, conta.

Faça um Comentário




Voltar Topo