Funcionários da Cidade da Criança participam de treinamento para implantação de esporte de aventura
Na última sexta-feira, 20, foi realizado na Cidade da Criança o treinamento da tirolesa, a primeira atração de aventura que será implantada no parque ecológico. Cerca de 20 funcionários participaram da aula teórica e prática, que seguem as normas da ABNT.
De acordo com o Diretor Executivo do parque, Adolfo Padilha, todo o projeto tem seguido as normas de segurança. “Desde a implantação do circuito até o treinamento estamos utilizando as normas exigidas pela ABNT”, explica.
O treinamento dentro da norma exige aulas teóricas e práticas. Clodoaldo Silva Reis, sócio gerente da empresa Mata Virgem, responsabilizada pela implantação e treinamento de esportes de aventura da Cidade da Criança, conta como foram os exercícios teóricos e práticos com a equipe. “Das 8h até às 14h abordamos na teoria o Sistema de Gestão de Segurança e manuseio de equipamentos. Já durante a tarde, fizemos treinamento prático das cinco funções a serem executadas: plataforma de saída, onde o colaborador coloca o cliente para descer a tirolesa; plataforma de chegada, onde é feita a recepção e freio; equipamento e desequipamento dos clientes; resgate e limpeza e observação de cabo”.
Ele também explica que tudo é dimensionado e trabalhado adequadamente para tirolesa. “Os equipamentos comprados são específicos para essa atividade: cadeirinha de alpinismo, mosquetões, roldanas, etc.”
Os funcionários continuam em treinamento durante essa semana e em breve a atração será aberta oficialmente para o público.