Exposição Índigena resgata cultura dos povos brasileiros

 

O Núcleo Ecológico da Cidade da Criança promoveu uma exposição especial em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. O material ficou exposto durante a semana, 14 a 21/04, no hall do Observatório no Parque Ecológico.

 

A exposição trouxe objetos que simbolizavam a rotina de alimentação e sobrevivência na mata das tribos indígenas brasileiras.

 

“Quem passou pelo local pode conhecer os ovos de ema, avestruz, galinha de angola, garnisé e pavão, que eram fonte de alimentação dos índios”, explicou Aparecida Antônia, auxiliar do Núcleo Ecológico.

 

Com relação à caça, havia réplicas de onça e tamanduás. Ainda diversas espécies de folhas simbolizavam as ervas medicinais usadas na época pelos curandeiros conhecido como pajés.

 

“Ações como essa são importantes, pois manter viva a cultura indígena e ensina as pessoas a valorizar ainda mais os índios e suas histórias que fazem parte do nosso país”, completa Antônia.

 

Curiosidades:

 Você sabe como foi criando o Dia do Índio?

O dia do Índio foi criando através de um Congresso Indigenista Interamericano que ocorreu no dia 19 de abril de 1940 no México e, em 1943, o então Presidente do Brasil Getúlio Vargas assinou o decreto a exemplo dos demais países para que se comemorasse oficialmente a data também no Brasil.

 

Como estão os índios nos dias de hoje?

Alguns indígenas brasileiros ainda vivem isolados e sem contato com o homem branco, mas boa parte deles está integrada à vida moderna.

 

Ainda existem tribos indígenas hoje?

Segundo o Censo IBGE 2010, os mais de 230 povos indígenas somam, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo