Especial Zoo: Cachorros-do-mato são caçadores solitários de hábitos noturnos

25/04/2017

O zoológico da Cidade da Criança celebrou nesta terça-feira (25) o aniversário de 4 anos da cachorro-do-mato fêmea ‘Kiara’, a data celebra a chegada do animal ao Parque Ecológico. O local abriga dois espécimes de Cerdocyon thous, o macho ‘Gordinho’ e a aniversariante do dia.

 

A bióloga Isabela Alves de Lima explica que a idade e data de nascimento da ‘Kiara’ são desconhecidas, por isso a equipe do hospital veterinário decidiu celebrar o dia que o animal chegou ao zoológico do Parque Ecológico. “O gordinho nasceu aqui, mas a cachorro-do-mato fêmea foi trazida para o zoológico porque não consegue mais viver na natureza”, conta.

 

Os cachorros-do-mato do plantel do zoológico não possuem nenhum parentesco, eles são mantidos em recintos separados, pois esses animais são caçadores solitários que só se unem com outro indivíduo na época do acasalamento. “O Cerdocyon thous possui hábitos noturnos, o macho permanece sozinho, já a fêmea fica com os filhotes até eles começarem a caçar sozinhos”, destaca a bióloga.

 

Apesar de não se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, o cachorro-do-mato sofre com a alta ocorrência de atropelamentos em estradas brasileiras, portanto é crucial a atenção às placas de sinalização de travessia de animais na rodovia. “A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) está trabalhando em projetos de locais para travessia dos animais, por meio e túneis sob a pista, sendo isso um modo de evitar acidentes”, alerta Lima.

 

Apesar da semelhança com os cachorros domésticos esses animais silvestres dificilmente emitem sons como latidos, eles costumam rosnar e uivar durante a noite. “Os visitantes raramente presenciam os cachorros-do-mato em atividade”, esclarece a bióloga.

 

“Os animais silvestres mantidos em cativeiro no zoológico não podem mais viver na natureza, apesar de ser muito comum encontrar cachorros-do-mato nas redondezas do parque, a Kiara e o Gordinho perderam seus extintos selvagens, como procurar alimento e se proteger de outros predadores, eles não sobreviveriam sem cuidados humanos”, acrescenta Lima.

 

Feliz Aniversário Kiara!

 

A cachorro-do-mato fêmea Kiara comemorou os 4 anos na Cidade da Criança com presentes, ela ganhou um ossinho e uma caixa de papelão. Essa é uma forma de enriquecimento ambiental, ou seja, uma alteração na rotina do animal que visa o seu bem-estar. “Todo o os enriquecimento realizado com os animais de hábitos noturnos só resultam em atividades durante a noite. É possível saber que o resultado foi positivo porque toda vez que algo diferente é deixado no recinto o objeto se encontra com sinais de uso apenas no outro dia”.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo