Escoteiro Guayporé participa de atividades no Caminhão de Eficiência Energética da Energisa

18/08/2019

Você sabe a diferença de consumo entre uma lâmpada incandescente e uma LED? Qual o maior vilão da conta de energia em casa? E por que não devemos usar o celular enquanto carrega? Essas foram algumas perguntas respondidas pelos instrutores da Energisa no Caminhão de Eficiência Energética, neste sábado, 17, na Cidade da Criança.

 

O Escoteiro Guayporé participou do ciclo de palestras realizado dentro do caminhão, ao todo 400 crianças, jovens e adultos do grupo, entre lobinhos, escoteiros e chefes puderam entender um pouco mais sobre eletricidade e consumo de energia.

 

As palestras foram ministradas de acordo com a faixa etária dos participantes. A Tropa sênior Krakatoa Equipe Bambu foi a primeira a receber as orientações, seguida por Alcatéia Flor Vermelha, Tropa escoteira Touro, Clã Pioneiro Destinos, Tropa Escoteira Phoenix e finalizando com a Alcatéia K2.

 

“Cada exposição foi diferente e didática, as crianças e os jovens se demonstraram empenhadas e interessadas, esse tipo de atividade é muito importante, não apenas por quentões de economia financeira, mas pelo reflexo ambiental que mudanças de atitude desencadeiam. Essa é uma das premissas do escotismo, a preservação do meio ambiente”, conta o presidente do Guayporé Marcelo Costilho Jorge.

 

Os instrutores da Energisa Mário Ferreira, Leandro Sawamura e Diego Almeida abordaram a temática por meio de mecanismo interativos e demonstrações práticas. A casa em miniatura que representava o consumo energético em uma residência comum encantou os lobinhos Guayporé, além de ensinar sobre o uso excessivo de aparelhos elétricos simultaneamente.

 

“É importante programar para lavar e passar o máximo de roupa possível em um único dia, não usar o celular ligado na tomada, pois pode gerar um acidente, já que a bateria do aparelho conduz energia, evitar descongelar alimentos no micro-ondas e ligar o chuveiro no modo verão, são medidas que diminuem o consumo de energia”, explica Mário.

 

A presença do Caminhão de Eficiência Energética na Cidade da Criança foi uma iniciativa do Guayporé por intermédio do Engenheiro Especialista Automação e Telecom Fagner Luiz Avelino e o supervisor José Antonio Saabi. O presidente do Guayporé agradeceu a disponibilidade da Energisa e o conteúdo oferecido pelos instrutores e a parceria com o Governo de Prudente e a Cidade da Criança.

 

“Agradecemos o Governo de Presidente Prudente e o secretário de turismo Paulo Silvio Sanches, o gerente da Cidade da Criança Ubirajara Veneziani, por disponibilizarem o espaço. E a Energisa, em especial a equipe que recebeu e atendeu com tanto profissionalismo e atenção as crianças e jovens do Guayporé”, diz Marcelo.

 

Ao final das palestras as crianças ganharam jogos informativos cartilhas interativas sobre segurança e energia elétrica e o ciclo de vida de materiais descartáveis.  O coordenador de políticas ambientais da Cidade da Criança Bruno Fernandes Minini enfatizou a relevância de receber esta ação na Cidade da Criança. 

 

“Sabe-se que a matriz elétrica do Brasil é de origem hidráulica, e quanto maior o consumo de energia, maiores devem ser as vazões nas usinas para a demanda de energia necessária. Sendo assim toda e qualquer forma de economia de energia é de grande importância para a manutenção dos recursos hídricos, diminuindo as chances de escassez dos mesmos. Esta ação da Energisa têm perfeito alinhamento com as políticas de preservação e conservação do meio ambiente da Cidade da Criança, que através do seu trabalho de educação ambiental realizado pelos seus profissionais, oferece das visitas guiadas no parque ecológico e ações de educação ambiental com as escolas municipais”, finaliza Bruno. 

Faça um Comentário




Voltar Topo