Cidade da Criança recebe doação de lhama do Zoológico de Bauru

A Cidade da Criança ganhou mais um novo morador na tarde desta quinta-feira, 5 de novembro. Trata-se da chegada de um lhama de quase dois anos vindo diretamente do Zoológico Municipal de Bauru para fazer companhia à Xuxa, lhama fêmea residente do Parque Ecológico.

 

Conforme informações da veterinária Vânia Leonel e da bióloga Daniela Herreira, há algum tempo a equipe estava à procura de um novo companheiro para Xuxa, que habita a Cidade da Criança desde 2007. “Após o falecimento de seu antigo parceiro, percebemos que ela estava um pouco solitária, por isso fizemos essa parceria com o Zoo de Bauru”, relatou Vânia.

 

Por sua vez, o Zoológico de Bauru também estava em busca de um novo lar para o animal (ainda sem nome definido), pois por pertencer à quinta geração de lhamas do local, já encontrava-se em conflito com os machos da tropa. Segundo o diretor Luiz Pires, um dos objetivos dessa parceria é a reprodução da espécie. “O empréstimo tem um acordo de divisão de crias, o qual um filhote do casal será doado para o nosso zoológico”, disse Luís.
Ainda sobre a reprodução, o lhama Xuxa nunca ficou prenha por problema na genitália, mas após cirurgia acredita-se que as chances de procriação são grandes. “Realizamos uma cirurgia para a reconstrução do seu órgão genital e agora há grandes chances dela reproduzir”, afirmou a veterinária.

 

 

O animal

 

Nascido no Zoológico Municipal de Bauru na manhã de 18 de abril de 2014, o lhama é a 5ª geração da tropa nascida no recinto. Conforme exames periódicos, o animal é um dos únicos que nunca teve problema de saúde. Com excelente saúde, está vermifugado e vacinado contra a febre aftosa, além de possuir uma pelagem bonita.

 

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo