Cidade da Criança recebe Carro Combate do Exército Brasileiro

           

 

Na terça-feira, dia 07, chegou em Presidente Prudente o Carro Combate – Viatura Blindada de Combate (VBC-/ M41 Americano), também conhecido popularmente como “Tanque de Guerra”. O artefato bélico é uma doação da 9º Região Militar do Exército de Campo Grande, através do General Edson Henrique Ramires, para a Cidade da Criança, onde ficará exposto na nova Praça do Exército, dentro do Parque Ecológico. Durante a tarde o artefato bélico ficou exposto no Parque do Povo e, no mesmo local, às 17h foi entregue oficialmente ao Prefeito Tupã e a Diretoria do Gepron.

 

O equipamento doado foi usado pela primeira vez na Guerra entre Coréia e Estados Unidos. “Na época era uma potência de fogo com canhão 75mm abastecido com gasolina. Em 1987, o Exército potencializou a máquina trocando por um canhão 90mm e motor a diesel, o que aumentou seu poder de força. Esse carro combate foi utilizado até pouco tempo, quando os equipamentos foram substituídos por tanques mais modernos”, explica o Tenente Eliseu Lucca. Ainda segundo ele, Presidente Prudente é a primeira cidade que não tem Quartel General a receber a doação do equipamento bélico.

 

O equipamento foi transportado de Campo Grande a Prudente por uma prancha específica/caminhão. O blindado está preparado para ficar em acervo histórico e em breve estará disponível para apreciação dos visitantes da Cidade da Criança. “O nosso objetivo com esse novo espaço é fomentar ainda mais o turismo no complexo e proporcionar um local diferenciado em homenagem ao Exército. Vamos relatar seu histórico, toda sua estrutura e a importância para o Brasil. Estamos tentando conseguir também material em vídeo e fotos para fazer um mini museu”, explica o Diretor Executivo Adolfo Padilha.

 

De acordo com a Diretoria do Gepron a “Praça do Exército” será construída em três fases: a primeira será para receber o blindado, a segunda com a construção da exposição sobre o Exercito e também contar a história do blindado e por ultimo deixar a praça preparada para receber mais materiais do acervo bélico do exercito brasileiro.

Faça um Comentário




Voltar Topo