Cidade da Criança realiza ação de Proteção a Fauna

Em comemoração à “Semana da Proteção à Fauna”, de 7 a 10 de outubro, das 09 às 17h, o Núcleo Ecológico da Cidade da Criança irá oferecer atividades educativas às crianças em conscientização da preservação e do meio ambiente. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e IBAMA, o Parque irá distribuir gibis educativos sobre o tráfico de animais, intitulado “Vida Livre, um sonho animal”. Nele, serão contadas historinhas ilustradas sobre a importância dos animais viverem livres na natureza e como é feito o trabalho do IBAMA para a proteção e conservação das espécies.

 

Já no Observatório do Parque, serão expostas imagens de animais empalhados, ovos e características de aves, onde as crianças, além de ver de perto, vão conhecer a história e o habitat de cada um, incluindo a importância de preservação e como cuidar da natureza. Através de brincadeiras, será informada qual a importância de deixar as aves livres, já que fora de seu habitat e confinadas a espaços pequenos, elas ficam tristes, o que prejudica a reprodução de sua espécie. Além disso, será exposto como o uso do estilingue torna-se uma ferramenta perigosa para as aves.

 

Dentre os animais que constam na lista em extinção, serão abordados sobre o tamanduá bandeira e a onça pintada, animais com maiores índices de tráfico e a destruição de seu habitat. “Muitos animais são retirados da natureza de forma cruel, sofrem maus tratos no transporte, ficam mantidos em cativeiro e privados de conviver com seus parceiros”, afirma a Bióloga da Cidade da Criança Daniela Herreira.

 

Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente/IBAMA, no Brasil, cerca de 218 animais estão na lista que correm risco de extinção, devido à destruição de habitats, queimadas, tráfico de animais e o desmatamento de áreas para a exploração econômica.  “Por isso, é importante ações como essa, que explicam e mostram às crianças que os elementos que compõe a fauna fazem parte da biodiversidade e é esta que devemos preservar”, finaliza a Bióloga.

Faça um Comentário




Voltar Topo