Ave ameaçada de extinção encontra condições favoráveis para reprodução em zoológico

21/06/2016

O Aviário ‘Morada dos pássaros’ do Parque Ecológico Cidade da Criança registrou na última semana a postura de um ovo de mutum-do-sudoeste. O zoológico abriga dois exemplares da ave que está ameaçada de extinção, principalmente devido a caça e destruição de seu habitat.

 

De acordo com a bióloga do parque, Isabela Alves de Lima, a mutum-do-sudoeste só se reproduz e faz postura de ovos no início da primavera, época que o animal encontra as condições ideais de comida, parceiro e temperatura, por exemplo. “O zoológico oferece condições ideais para a reprodução durante o ano todo, a fêmea só botou o ovo porque sofreu uma mudança hormonal que acarretou na alteração da época reprodutiva da ave”, explica Lima.

 

A bióloga esclarece que no recinto vivem duas fêmeas de Mutum-do-sudoeste, por isso não existe a possibilidade de nascer um filhote da ave. “Provavelmente ela ficará chocando, mas a equipe do hospital irá retirar o ovo para que ela não se desgaste fisicamente sem necessidade” conta.

 

O Aviário abriga mais de 130 aves, alguns mamíferos e répteis. “O objetivo do local é preservar animais silvestres por meio da educação ambiental e a manutenção de espécies ameadas de extinção” conta Vivaldo Lauro Langhi, coordenador do Hospital Veterinário.

 

A visita ao Parque Ecológico pode ser realizada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Além do Mutum-do-sudoeste o zoológico abriga outros animais ameaçados de extinção, como o Mutum-do-penacho, Ararajuba e jacutinga.
O Mutum-do-sudeste

 

Ave da espécie Crax blumembachii da mesma ordem das galinhas, chega a pesar até 3,5Kg e medir de 80 a 93cm. Possui hábitos de viver em pares ou pequenos grupos, sendo apenas encontrada nas florestas de Mata Atlântica. A espécie possui dimorfismo sexual (quando o macho é diferente fisicamente da fêmea), o macho é negro e apresenta área vermelha sobre o bico e a região ventral branca, e a fêmea é negra com leves manchas de cor ferrugem nas asas, o topete é vistoso e manchado de branco e as pernas são avermelhadas.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo